sábado, 24 de agosto de 2013

Ser um educador

Ser um educador é bem mais do que apenas ensinar os conteúdos pré-definidos, é trabalhar dinâmica, utilizar formas lúdicas de aplicar os conhecimentos adquiridos em sua graduação e de estimular o senso crítico dos alunos, preparando os para a sociedade. Ser um bom educador não é apenas concluir o nível superior em licenciatura e sim realizar paralelo à sua graduação uma experiência prática, um desenvolvimento específico atuando na área determinada.

“Na relação teoria-prática se manifestam os problemas e contradições da sociedade em que vivemos que, como sociedade capitalista, privilegia a separação trabalho intelectual - trabalho manual e, conseqüentemente, a separação entre teoria e prática”. (CANDAU & LELIS, 1999).

Como citado acima, os autores defendiam que a formação dos educadores deveria ser teórica e prática, sendo que situações no cotidiano de um professor podem não constar nos livros.

Essa situação nos permite uma melhor compreensão de como a relação teoria-prática é estruturada no âmbito de um contexto pedagógico e a importância da unicidade desses dois polos na prática pedagógica. Esses dados nos levam a analisar pontos importantes Como se desenrolou a formação desse educador ao longo da trajetória das Leis de ensino para partir disso entender o processo de formação. 


A análise contemporânea da formação do educador nos revelou a importância de educarmos educadores e não apenas formarmos professores. Ser professor é apenas uma função técnica, ser educador vai além. A escola que trabalha voltada para o conteúdo precisa reestudar a sua função. Temos de nos convencer de que a base do compromisso educacional é o "objetivo'' e não apenas a matéria, pois não basta a escola ser um simples difusor de conhecimentos. 

Ensinar a ler, a contar, a conhecer a geografia, a história, as ciências não é o suficiente. Mas a vida moderna exige da escola muito mais: ela tem de levar o aluno a pensar, a contextualizar, a analisar comparativamente, a quebrar preconceitos, a buscar soluções gradativas para problemas que afetam a sua comunidade.

Referências bibliográficas
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3ed. São Paulo: Moderna, 2006, pag.43-51.
http://www.rieoei.org/deloslectores/254lima.pdf
http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/102/151 http://www.recantodasletras.com.br

Fonte da imagem: CEIR

Autores:
Aline Gonzales dos Santos                            RA 6664389701
Naiany Renice Mendonça dos Santos          RA 6659208501
Jaqueline Soares Dias                                   RA 6814000788
 Kelly Cristina Moraes do Santos                 RA 6838449211
 Maria Cecília Coronel                                 RA 6451330526
 Mirian Carneiro Insaurralde                        RA 6271249668

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