Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação.
Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire
Lutero
Martinho Lutero, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante. Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero.
Bibliografia: http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/martinho-lutero.shtml
Vygotsky
Lev Semenovitch Vygotsky (Orsha, 17 de Novembro de 1896, — Moscou, 11 de Junho de 1934), foi um cientista humano bielo-russo. Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. O seu interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua época, nomeadamente as teorias da "Gestalt", da Psicanálise e o "Behaviorismo”.
Bibliografia: http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-vygotsky/
Autores:
Jonathan da R. Acunha 6814017246 Ana Paula Sudorio 6837495068
Flávia G. Ribeiro 6449314787
Letícia da S. Agostinho 6823488572
Mayk Wellyngton 6814012419
Rosalina Elizangela 6442288510
Fonte da imagem: http://fazerpedagogia2.webnode.com.br/pensadores/paulo-freire/
Nenhum comentário:
Postar um comentário