quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Entrevista


Atividade: Entrevistar uma professora que atua na educação básica há mais de 20 anos.

Sou professora atuante na área da educação desde 1995, e quando se fala de educação o termo é muito complexo. Eu, por exemplo, quando me formei aprendi muito e através desse conhecimento mudei minha postura como professora. Acredito que educação começa em casa e logo nos primeiros anos de vida, a criança já busca reproduzir ou imitar o comportamento dos pais.

Educar é uma tarefa difícil, exige dedicação e a questão está em como fazer da melhor forma, seja em casa, na escola e principalmente nesta era digital. Reunir as diferenças que cada um traz em sua bagagem familiar em uma sala de aula e ao mesmo tempo saber respeita-las.

Com relação aos métodos de ensino faço a utilização daqueles que melhor se adapta a realidade da turma, porém levo em consideração que a tecnologia me ajuda muito.

Não sou uma professora tradicional, mas procuro uma interação entre o aluno e a aprendizagem. Sou mais sócio-interacionista.

Muitas coisas aprendemos no dia a dia, no meu ponto de vista a faculdade apenas nos ensina a teoria, deixando a desejar na prática. A realidade acaba nos cobrando muita prática, pois os desafios são muitos. Antigamente os alunos eram mais passivos, não tendo a liberdade que damos e temos para nos expressar. Contudo a atual educação exige que o aluno pense e produza seus pensamentos colocando-os em prática.

Por fim aos futuros pedagogos, continuo acreditando na educação e na diferença que podemos fazer na vida dessas crianças. Afinal o ganho afetivo supera todo o esforço, construindo um significado importante em realizarmos nossa função, transmitir o conhecimento.

Autores:
Alessandra Silva RA: 6823493343
Celma Lobo RA: 6662437834
Gislaine Correia RA: 1299514809
Izaura Arevalo RA:  1299518072
Jenifer Camila RA: 6889501179

Nenhum comentário:

Postar um comentário