quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Entrevista

Atividade: Entrevistar uma professora que atua na educação básica há mais de 20 anos.

Na entrevista, conversamos com Mariinha Villaba Duarte, 60 anos, com graduação em Pedagogia e Pós Graduação em Psicopedagogia. Leciona desde seus 26 anos, mesmo aposentada continua ativa na profissão, trabalhando com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e também com crianças com dificuldades na aprendizagem ou até mesmo com déficit de atenção. A professora mostrou-se muito dedicada.

Quanto aos procedimentos pedagógicos nos disse que no início era bem arcaico e tradicional, pois era centralizado no professor e deixava muito a desejar principalmente na escolha dos conteúdos. Hoje, porém, isso mudou, pois adotam a linha sócio interacionista defende que as matérias devem ser estruturadas com base no interesse do educando como a informática atendendo assim suas necessidades reais e que a escola faz extensão de conhecimento do mundo do educando.

Em relação a formação docente relata que antes não havia continuidade como temos hoje, na época apenas cursos e palestras eram agregados e a formação do professor era insuficiente. “Todo professor precisa da formação continuada, pois a escola está se adaptando cada dia mais”, ressalta a educadora.

Um exemplo é a psicopedagogia que permite o atendimento integral nos aspectos cognitivo, afetivo e emocional, proporcionando um equilíbrio à criança e um rendimento escolar e também a integração da família na escola.

A professora nos contou que há quase três décadas a avaliação tinha ênfase na escola tradicional e não na resolução de problemas, não havia interação professor x aluno, mas hoje há uma facilitação dessa avaliação através da interação do aluno, professor e colegas, não sendo avaliado apenas de uma forma.

Acrescentou-nos a respeito da disciplina em sala de aula, disse que antes os comandos eram mais severos e autoritários, e hoje, todavia é apresentado aos alunos um combinado de regras, estabelecendo limites, porém sem autoritarismo. Ainda sim há problemas reais neste processo como temos visto através de situações expostas pelos meios de comunicação.

No que diz respeito a aprendizagem, era medido apenas por meio de provas escritas, esperando respostas conforme maçante conteúdo, muitas vezes decorado e hoje se considera outras atividades do aluno como: participação oral, grupo, pesquisas e etc. Concluiu a professora que a ação didática em sala de aula ocorre com o professor sendo um mediador de ensino, aprendizado-aprendizado e não um ditador. Usou um exemplo: Ao contar uma história, no caso “Chapeuzinho vermelho”, as crianças vão participando, comentando, acrescentando e a professora vai fazendo as interferências necessárias. Sabemos que muito falta para total prática de uma educação satisfatória, mas com exemplos: de amor, dedicação e responsabilidade profissional assim como desta professora, sabemos que estamos caminhando e fazendo a diferença.

Autores

Alessandra Paiva – 702.253.4423
Edilaine de Sá – 645.130.8260
Eva Geni – 666.243.3915
Giselda Lopes – 706.250.5066
Janira Ribeiro – 703.552.6495
Kaira Fernandes – 683.750.7444
Sonia Aparecida – 668.640.1609

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