quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Paulo Freire, Madalena Freire e Emilia Ferreiro

Paulo Freire 

É considerado um dos pensadores mais notáveis da história da Pedagogia tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática é assimilar o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade e em contraposição a por ele denominada educação bancária. Destacou-se por seu trabalho na área de educação popular voltada para escolarização e para formação da consciência política. Autor da pedagogia do oprimindo e em 13 de abril de 2012 foi sancionado a lei 12.612 que declara o educador como patrono da educação brasileira. 

Madalena Freire 

Filha de Paulo Freire e, também seguidora, discípula de seus ensinamentos e protetora de seu legado. Podemos considerar que existe uma forte influência, nas elaborações da educadora Madalena, das teorias freireanas principalmente, por seu percurso acadêmico e profissional. Madalena Freire é pedagoga, graduada pela Universidade de São Paulo (USP). É uma das fundadoras da Escola da Vila e do centro de formação Espaço Pedagógico. Pela Paz e Terra lançou em 1983 o livro A paixão de conhecer o mundo, já na 17ª edição, que aborda o relacionamento professor-aluno e como o conhecimento é fruto dessa vivência. 

Emília Ferreiro 

A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização, influenciando as próprias normas do governo para a área, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. As obras de Emília - Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante - não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. "A história da alfabetização pode ser dividida em antes e depois de Emília Ferreiro", diz a educadora Telma Weiss, que foi aluna da psicóloga. 

Fontes dos textos:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa
www.paulofreire.org
www.portaleducacao.com

Fontes das imagens:
http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index. php?titulo=Paulo+Freire&ltr=p&id_perso=265
http://www.timetoast.com/timelines/66457
http://www.uerj.br/institucional/honoris_causa.php

Grupo:
ADRIANA BRITO DE OLIVEIRA 6658416315
DANIELY CARDOSO DA COSTA 6268243271
ELIZANGELA VIANA DOS SANTOS 6820480249
FRANCIELLEN DO AMARAL OLENTINO 6248227799
KENIA RENATA S.LIMA GUERREIRO 6265228925
PRISCILA VERDELHO RAMOS PORTO 6656387219
ROSIMARA LIMA DE OLIVEIRA 6452339416
ROSANA MENEZES DOS SANTOS 6892522589

Um comentário:

  1. Estudei filosofia da educação, era dentre outras uma das disciplinas do currículo do curso de formação de professores do colegio barao de capanema , hoje extinto, conhecido como abeu, situado na ilha do governador, rio de janeiro. Quando me formei tive como linha de educação seguir maria montessore até conhecer o trio emilia ferreiro , paulo freire e madalena freire que para mim são formidáveis em matéria de educação está para nascerem outros , sigo essa linha, , não exite outra melhor , essa é unica e q se fosse aplicada fielmente em todo território brasileiro , nossas crianças seriam todas , todas muito felizes. Lamento que nosso governo está brincando com a verdade. Verdade é educar nossas crianças que não está havendo. Sou educadora e confirmo não é método é um processo de aprendizagem formidável que interage professor /aluno muito inteligente, legal.

    ResponderExcluir