A escola é o espaço social que tem como função específica possibilitar ao aluno a apropriação de conhecimento científico, filosóficos, matemáticos dentre outros, sistematizados ao longo da história da humanidade, bem como propiciar e estimular o desenvolvimento de habilidades e competências à produção de um novo saber, que possam ajuda-la a compreender as relações, como requisito do seu processo de formação, e que perpassam as entrelinhas das injustiças sociais, tão presentes em nossa sociedade.
Por isso, faz-se necessário conhecer os problemas que envolvem a prática educativa dos professores na atualidade, com a intenção de supera-los, pois a escola só torna-se democrática, na medida em que colabora com uma formação crítica e consciente, voltada para a transformação.
Alguns teóricos, entre eles Freitas, enfatizam que as reformas educativas atuais colocam os educadores em confronto com dois desafios: reinventar a si mesmo como pessoas e profissionais da educação.
Isto é um indicativo de que os educadores precisam não apenas colocar em questão, o reinventar suas práticas educativas, no sentido de repensar suas atitudes, concepções, métodos e conhecimentos sobre o processo de aprendizagem do discente, como também reinventar suas relações profissionais que começa com a observação de sua postura em relação do outro.
Não devem os esquecer de destacarmos três aspectos importantes na formação do professor:
· Qualificação: O professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico.
· Formação Pedagógica: A atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa a transformar a realidade.
· Formação ética e política: O professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor.
Por fim tem-se a opinião do grupo de que a escola e o professor só existem porque o aluno existe, assim como o ensino só existe porque existe o aprendiz. Se o aluno é o centro, ou seja, é o responsável pela existência da escola e, ainda mais, pelo ensino que engloba o avanço pedagógico/tecnológico das instituições escolares, é bom que reflitamos: o que é mais importante em uma escola: deslanchar matérias, ou reproduzir conteúdos atuais para que o aluno venha se preparar para o mundo de hoje.
Por isso, faz-se necessário conhecer os problemas que envolvem a prática educativa dos professores na atualidade, com a intenção de supera-los, pois a escola só torna-se democrática, na medida em que colabora com uma formação crítica e consciente, voltada para a transformação.
Alguns teóricos, entre eles Freitas, enfatizam que as reformas educativas atuais colocam os educadores em confronto com dois desafios: reinventar a si mesmo como pessoas e profissionais da educação.
Isto é um indicativo de que os educadores precisam não apenas colocar em questão, o reinventar suas práticas educativas, no sentido de repensar suas atitudes, concepções, métodos e conhecimentos sobre o processo de aprendizagem do discente, como também reinventar suas relações profissionais que começa com a observação de sua postura em relação do outro.
Não devem os esquecer de destacarmos três aspectos importantes na formação do professor:
· Qualificação: O professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico.
· Formação Pedagógica: A atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa a transformar a realidade.
· Formação ética e política: O professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor.
Por fim tem-se a opinião do grupo de que a escola e o professor só existem porque o aluno existe, assim como o ensino só existe porque existe o aprendiz. Se o aluno é o centro, ou seja, é o responsável pela existência da escola e, ainda mais, pelo ensino que engloba o avanço pedagógico/tecnológico das instituições escolares, é bom que reflitamos: o que é mais importante em uma escola: deslanchar matérias, ou reproduzir conteúdos atuais para que o aluno venha se preparar para o mundo de hoje.
Referências bibliográficas
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3ed. São Paulo: Moderna, 2006.
Fonte da imagem Wikimedia commons
Autores
Alice da Silva Dourado
Ana Claudia Almeida
Aline Sousa Silva
Eliandra Oliveira Lopes
Eliane Garcia
Edileuza Alves
Ellen Lindiane
Rosidelma Alves
Valdineia
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