sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Um novo olhar através da Filosofia


Ver o mundo significa desconstruir determinadas coisas, buscar interpretá-las, trazer o fundamento de cada ser e cada fenômeno. Não ficar apenas repetindo aquilo que te disseram, mas tentar entender e reinterpretar o mundo.A filosofia não deixa de ser, um olhar para o mundo, conhecê-lo, questionar e não se deitar sobre o que foi dito ou construído sem fundamento ou pelo senso comum.

Ao vermos o mundo pela intuição, chegaremos ao ponto de senso comum, ou seja, uma compreensão do mundo resultante de nossos antepassados, que descreve as crenças sem depender de uma investigação mais profunda (como fazem os cientistas). Exemplo disso são as coisas que aprendemos em nosso dia a dia.

Não sendo então uma filosofia e sim uma intuição que temos que na realidade não sabemos se é verdade ou apenas a usamos em hora de dificuldades.
A filosofia estimula o nosso pensamento lógico e crítico, para poder construir concepções abrangentes de mundo. Pois as coisas que acontecem neste mundo precisam ser pensadas reflexivamente para que surjam novas soluções ou descobertas.

Para você ver e refletir: Sobre a nossa existência,de onde viemos? Porque morremos? Porque ricos e pobres? Porque muitas doenças e muitos alejados? Uns saudáveis e outros enfermos etc..

Se fomos a fundo e olharmos o mundo do jeito que sabemos como ele é será difícil de aceitá-lo por isso que a filosofia surgiu e nos ensina a reaprender a ver este mundo que não deixa de ser misterioso e ao mesmo tempo cruel, mas nunca saindo da razão, sempre se abster do próprio ponto de vista para aceitar a realidade que nos cerca.

Temos que ter um olhar, sobre as relações entre o ser humano e o mundo. O ser humano é que dá sentido a si mesmo e ao mundo que o cerca. Nós possuímos de todo o mecanismo necessário para poder enfrentar esta vida neste mundo, só precisamos nos conscientizar deste fato.

Todos nós somos naturalmente aquilo que nós desejamos ser, pessoas pobres ou de sucesso. Ao lembrar-se de aluno pensamos em escola, ou seja, em educação. Então pode se concluir que a Filosofia e a educação caminham juntas, pois nos permite experimentar um pensar individual e na educação o saber se constrói, e sendo assim impossível falar em educação e não falar em filosofia.

Ter sempre em mente que a filosofia é essencial nas nossas vidas que nos proporciona uma prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e de nós mesmos. Se tivermos a filosofia como companheira, nos tornaremos uma pessoa de bom senso sempre fazendo uma auto avaliação das coisas, buscando o novo. “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo’’-(Merleau-Ponty 1964)

Referências bibliográficas
 ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação.3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2006. 

Fonte da imagem: KDimagens

Autores:
Angélica Cristina da Silva Gomes 6657403892
Fabiana Soares dos Santos 7075535077
Joanes de Oliveira Muchacho 6662426644
Kéthlyn Vicente da Silva 6657390178
Luana Camargo Florentin 6814000806
Maria Aparecida da Silva 7062544002
Vera Lucia Cabral 6826501449   

Nenhum comentário:

Postar um comentário