
Estamos no século XXI, com o passar dos anos houve várias mudanças na profissão de professor, as transformações ainda estão longe do que deveria ser. A pouco tempo atrás a falta de interesse pela formação do professor fez com que a educação ficasse comprometida, pois a ideia de que os educadores não necessitavam de uma formação era um fato comum na sociedade. Mas este conceito está mudando, temos a oportunidade de ótimas formações em boas instituições, que ensinam não só como ensinar, mas prepara também o professor para um mundo de possibilidades. Hoje já não basta somente ter jeito com as crianças mas, sim ter uma boa formação, que inclui, qualificação, formação pedagógica, ética e política. O professor é visto hoje como transformador, auxilia e estimula o aluno a mudar e fazer a diferença, a educação o transforma para construir um mundo melhor.
A escola é um espaço neutro, onde o professor ensina e prepara os alunos para a construção de uma sociedade igualitária e mais crítica, tendo sempre o cuidado de respeitar a individualidade de cada aluno, pois vivemos em um mundo multicultural. O trabalho do professor, dentro da organização escolar é focado na dinâmica aplicada nas disciplinas para um processo cultural e histórico que humaniza e o torna sociável dentro do seu “habitat”, seja crenças espirituais, materiais ou gêneros.
“O homem moderno criou a máquina, tornou-se seu senhor; mas na realidade vive, hoje, como seu escravo, correndo para seguir seu ritmo.” Erich Fromm
A escola não pode se defender da ideologia, pois encontra-se dentro e fora dela e é estabelecida de várias maneiras, portanto a educação em suas formas de ensino em parte transmite e fortalece a ideologia sendo base para a formação de seres alienados.
A escola as vezes trabalha suas atividades intelectuais, sociais, culturais e politicas em prol da classe dominante, dificultando a transformação de uma sociedade na construção da liberdade e da desigualdade social, dificultando com isso que tenhamos um mundo e um país mais justo. Para que isso aconteça é preciso ser revisto e modificado as formas de ensino, iniciando a formação de alunos nos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracteriza a formação de seres criticamente reflexivos e preparados para enfrentar o mundo.
“Alienação é um processo pelo qual uma pessoa vive para o outro e para a realidade do outro. Perde-se a consciência de si mesmo e da sua realidade e vive-se em função do outro e de outra realidade.” Ronildo Brites
Referências bibliográficas
ARANHA,
Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
Fonte da imagem: Um animal racional
Autores:
Jennifer Munique D.
Costa RA 6820478610
Alyne Furtado RA 1299514241
Isabel Desete da
Silva RA 6820477026
Edna Soares
Machado RA 6814000763
Sandra Aparecida
Fermow RA 6814013141
Nenhum comentário:
Postar um comentário